terça-feira, 21 de maio de 2013



VAI FAZER O ENEM? ENTÃO É BOM SABER DISSO


O Ministério da Educação (MEC) decidiu suspender 330 instituições de ensino superior do convênio com o Programa Universidade Para Todos (Prouni). Das suspensas, 14 ficam na Bahia, como a Faculdade de Ciência e Tecnologia (FTC), Faculdade 2 de Julho e a Unidade de Ensino Pesquisa e Extensão (Unibahia).
Segundo o Jornal A Tarde, as escolas suspensas são administradas por 266 associações mantenedoras. A justificativa do MEC é que elas não comprovaram regularidade fiscal.
De acordo com o MEC, a decisão não causará prejuízos aos estudantes que já são beneficiados pelo Prouni. A decisão passa a valer para aprovados nas próximas seleções das faculdades. Criado em 2004, o Prouni oferece bolsas totais e parciais para cursos de nível superior.
A desvinculação representará o corte de 20 mil vagas pelo País – algo em torno de 20% do total oferecido no último semestre de 2012.
Embora o órgão federal não divulgue os dados regionais, a suspensão do programa pode afetar de forma significativa as instituições baianas. A Bahia é o estado nordestino que mais distribuiu bolsas pelo Prouni desde 2005: 67.805.
O número é quase o triplo do segundo lugar da região, ocupado por Pernambuco (23.011). Somente no ano passado, 12.099 estudantes baianos foram contemplados. A desvinculação pode ser revertida caso as mantenedoras recorram e apresentem a comprovação da quitação de tributos e contribuições federais em até cinco dias.
Recurso – Algumas das instituições de ensino desvinculadas já estudam apresentar recurso. Outras não querem recorrer da decisão do MEC, como a Faculdade São Bento.
A Unibahia pretende formar uma comissão para estudar o assunto. Por sua vez, a Unyahna informou que protocolou pedido de reconsideração junto ao MEC e aguarda pronunciamento.
Na Faculdade São Salvador, um funcionário da direção informou que apenas nesta terça, 21, seria possível obter uma posição da instituição de ensino. Uma estudante que preferiu manter anonimato, disse que seria importante a faculdade, nos próximos dias, divulgar um comunicado para os estudantes.
A reportagem de A TARDE entrou ainda em contato com a Associação Baiana de Mantenedoras do Ensino Superior (Abames), mas não obteve retorno até o fechamento desta edição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário